quinta-feira, 10 de abril de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 5

Após escrever histórias do período de 1960 até o ano de 1973, notamos claramente que a evolução e conquistas da modalidade, forçavam a procura de outros objetivos que faziam parte na fomentação do processo de desenvolvimento do futebol de salão.

Para lê a parte 4 CLICK AQUI  

Por exemplo além de continuar competindo internamente seria interessante, formar uma equipe reunindo os melhores jogadores deste campeonato, para começa a fazer um intercâmbio com outras equipes fora de Cabo Frio, seja em amistosos ou competições para avaliar e se necessário evoluir ainda mais na prática da modalidade.

Em 1974 foi realizado um campeonato no Tamoyo denominado Jogos de Inverno, neste período o presidente era o Prof. Renato Azevedo, o diretor de esportes era Sr. Robinson Carvalho de Azevedo pai de Ricardo Azevedo, mais conhecido como Caca, que durante doze anos (1971/1983) ocupou este cargo.

O campeonato teve o comando do Sr. Everardo Mureb que neste período ocupava o cargo de recreador, participaram deste campeonato as seguintes equipes: Surf, Haig-Haig, Málaga, New York Cosmos, Base Aeronaval de São Pedro de Aldeia e Viracopo, ao final da competição a equipe do Surf foi a campeã e a equipe do Haig-Haig ficou com o segundo lugar.

Essa competição além de ser um grande sucesso de público, teve grandes jogos e como consequência apareceram excelentes jogadores, justamente a partir desta competição e que o Tamoyo Esporte Clube formou sua equipe composta com os seguintes atletas: Chico de Dácio(professor da escolinha do Tamoyo), Antônio Ângelo, Antônio Henrique, Doquinha, Juarez, Reinaldo Azevedo(reizinho), Silvinho, Jadir, Luis Antônio Sampaio(Carne Frita), Ica, Rico, Ferrão, Marcinho, Tonho de Canor, Wilson(cuecão) e Leandro o grande nome do esporte brasileiro, tendo hoje o reconhecimento mundial e vários títulos no futebol carioca, brasileiro e mundial, atleta do C. R. Flamengo e Seleção Brasileira.

Mesmo tendo em seu elenco jogadores de boa qualidade técnica, eles sempre foram conscientes das suas responsabilidades em treinamentos, no conservar do seu material e na participação dos métodos a serem empregados.

A equipe também contava com a seguinte comissão técnica: Sergio Santa Roza, Everardo Mureb e Ricardo Azevedo(Caca) e a pessoa que fazia a gestão era o Dr. Fernando Azevedo médico e dirigente do Tamoyo, uma das principais personalidades do esporte cabo-friense, sendo o responsável pela estrutura do futebol de salão, organizando jogos de nível estadual e nacional.

É importante salientar que essa foi a primeira equipe que jogou taticamente correta em Cabo Frio, graças aos treinamentos realizados no verão pelo atleta da seleção brasileira de futebol de salão na época o Alfredo Barreto.
Ele passava as férias em Cabo Frio, se recuperando de uma cirurgia no pé e passou para os atletas treinamentos técnicos e táticos modernos, onde existia uma maior movimentação do posicionamento básico(3-1) e a procura de uma diagonal para a infiltração, sem esquecer inúmeros treinamentos de marcação, fechando o meio e diminuindo o espaço do adversário.

1976 equipe do Tamoyo
Em pé da esquerda p/ a direita: Juarez, Antonio Ângelo, Antonio Henrique, Reizinho, Ferrão, Luiz(carne frita) e Chico. Agachados da esquerda p/ a direita: Doquinha, Rico, Jadir, Wilson(cuecão) e Silvinho.

Durante a participação desta equipe(1975/1981) seja em amistosos ou nos Jogos Abertos de Cabo Frio que era a principal competição durante esse período, desfilaram por aqui nomes como Carlos Alberto, Raul, Jorginho, Sergio Sapo, Tamba, Alfredo e outros do salonismo carioca e também Jackson e Vlamir de Minas Gerais, cabe ressaltar que todos estes nomes pertenceram a seleção Brasileira.

Vejam o salto que deu o desenvolvimento do futebol de salão em Cabo Frio neste período, muitos foram as atitudes de pessoas que colaboraram assim como a construção do ginásio. A história não para aguardem a parte 6.

Estamos agradecendo ao Professor Ricardo Barreto(Rico) pela participação, colaborando com estas informações que hoje estamos divulgando e ao Sr. Flavio Barreto filho do saudoso Vivaldo Barreto, que cedeu um arquivo de fotos que serão divulgadas aqui neste blog. Você que tem alguma história ou foto sobre o futsal também pode participar pelo e-mail esportescabofrio@gmail.com.

1976 inauguração da reforma do ginásio
Em pé da esquerda para a direita:
Leandro, Antonio Henrique, Silvinho, Juarez, Ferrão, Bolacha e Antonio Angelo.
Abaixados: Luis carne frita, Ica, Wilson cuecão, Rico e Doquinha.





1 comentários:

Juarez disse...

1976. Com esta formação , enfrentamos e vencemos, os juvenis do Fluminense, nos sagrando campeões.Em pé, Leandro, Antônio Henrique, Silvinho, eu, Ferrão, Bolacha e Antônio Ângelo. Agachados: Carne Frita, Ica, Wilson Cuecão, Rico e Doquinha. Foi uma época de transição entre uma forma de jogar tradicional nossa, com dois alas, um jogador no meio e um na frente. Não conhecíamos ainda a formação de alas, beque parado e pivô. Jogávamos no dois/dois. Quem nos iniciou e nos tornou bons nisso, foram Alfredo e Rico que moravam no Rio e tinham contato com esta nova armação tática. Com os craques que tínhamos, foi fácil a adaptação e montamos um baita time. Na foto, entre outros amigaços, Carne Frita e Ica, que nos deixaram muito cedo. Eram duas encrencas, com uma bola redondinha. Ica muito habilidoso e Carne Frita um pivô matador infalível , com um chute venenoso. ..

12 de abril de 2014 às 17:51

Postar um comentário