quinta-feira, 1 de maio de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 8

  Comemoração de 1 ano da escolinha, na frente da e/d Professor Chico, Reizinho e Toninho com alunos, ao fundo da e/d Cabrinha, Prof. Renato Azevedo e Dr. Fernando Azevedo

Desde o primeiro “Jogos Abertos de Cabo Frio” em 1976 houve um aceleração na evolução da modalidade do futebol de salão, no caminho de termos mais praticantes na categoria adulta, mais começou também o interesse daquelas crianças e adolescentes, que assistiam e torciam pela equipe do Tamoyo, esse interesse fomentou a criação de uma escolinha dentro do clube.

Comemoração de 1 ano da escolinha da e/d Sr. Gustavo Beranger e Professor Chico

 Equipe sub-15 anos 80, agachado da e/d o terceiro Vitor jogou no Vasco, ao seu lado Gabriel viajou pelo mundo jogando, o ultimo é Ricardo Sanches da Rádio Litoral

Em Novembro de 1980 foi criada a escolinha de futebol de salão idealizada pelo Dr. Fernando Azevedo, tendo à frente desta escolinha o professor Chico, Professor Reizinho ambos também jogavam pelo clube, e o atleta Ricardo Rogério que jogava em Niterói, mais aos finais de semana vinha para Cabo Frio jogar pelo Tamoyo. 

Equipe sub-15 anos 80, agachado da e/d o terceiro Vitor jogou no Vasco, ao seu lado Gabriel viajou pelo mundo jogando, o ultimo é Ricardo Sanches da Rádio Litoral

Algum tempo depois o Ricardo Rogério ficou sem condições de permanecer na escolinha, então assumiu o seu lugar o professor Toninho. Aqui faço um breve relato, para evidenciar que a minha pessoa Eliseu Pombo já tinha uma amizade com o professor Toninho, amizade essa cultivada na época que morava no Rio de Janeiro na Penha, onde batíamos peladas nas quadras do Parque Ari Barroso, e também em alguns amistoso quando a equipe da rua Aurora jogava contra o Melo Tênis Clube, clube no qual eu jogava, aliais nós jogávamos na mesma posição, éramos goleiros e Toninho era um bom goleiro se posicionava bem e tinha um lançamento forte e preciso.

Em pé da e/d Prof. chico, ao lado Ronald  filho de Gemada, o ultimo é Lalace. Agachados da e/do segundo é Helton irmão de Mangueira, o quarto é Gustavo Paixão, ao lado Bandeira.

Agachados da e/d Gabriel e Rafael Magali ao centro

 Mangueira(2) ao lado Alex(Leque)

Durante esse primeiros anos a escolinha não tinha apoio de qualquer empresa e passados dois anos de sua criação o professor Mosquito também começou a fazer parte da escolinha, cabe ressaltar que neste ano de 2014 a escolinha está comemorando trinta e quatros anos. E com certeza colaborou em muito para o desenvolvimento da modalidade em Cabo Frio, conforme podemos ver nas fotos que acompanham essa matéria, onde encontraremos vários alunos que ainda participam ou participaram jogando ou como dirigente em equipes ou seleção de Cabo Frio e também como profissionais em várias áreas do mercado de trabalho. 

Parabéns aos professores Chico, Reizinho, Toninho e Mosquito pelo trabalho e dedicação não somente na formação do atleta mais também na formação do cidadão, não podemos esquecer do Dr. Fernando que foi o idealizador e por último agradecer as empresas que apoiaram: Flavan, Bia Imóveis, Pombo Auto Peças e Ciona Pneus. 

Agachados da e/d o último Rafael Magali

Antes de passarmos ao próximo assunto queremos ressaltar, que saímos do cronograma com relação as fotos da escolinha do Tamoyo, mais não esquecemos que depois foi também criada a escolinha da Associação Atlética Cabo-friense, fato este que será abordado dentro do cronograma.

Bem como já tínhamos comentado, aconteceu uma evolução no campeonato interno realizado no clube, apareceram outras equipes que foram formadas por jovens que já tinham ultrapassado a idade de frequentar a escolinha. Entre essas equipes apareceu o Pop que era comandada pelo Sr. Etinho e tinha na sua formação jogadores que participavam da equipe de futebol de campo chamada Monte Castelo que também era comandada pelo Etinho. 

Equipe do POP  Em pé e/d   Russo, Mico,  ( ? ) , Everardo Vovô, Amaury                  agachados Wilto de Biguá, Ricardo Banha, Hélcio Azevedo, Chiquinho Delegado


Equipe do POP  Em pé e/d   Prof. Toninho, Samuel e João
   agachados e/d Adilson, Serginho

Numa destas competições internas quase que um atleta perdeu a vaga de um emprego, estamos falando do atleta Silvinho hoje dentista renomado na cidade, mais naquela época buscava uma vaga na Clínica de Raio X do Dr. Fernando Azevedo. Foi convidado para jogar na equipe do Raio X que iria participar do campeonato interno. Silvinho que não gostava de jogar futebol de salão imediatamente atendeu à solicitação, porém na apresentação notou que tinha mais ou menos uns quinze atletas para jogar, percebeu então que seria difícil ter uma participação maior no jogo e decidiu não participar. Mais num encontro casual, manteve contato com alguém que jogaria pelo SURF e durante a conversa verificou que eles estavam com dificuldades de formar a equipe por falta de atletas, então não pensou duas vezes e decidiu jogar pelo SURF. Conclusão o SURF foi campeão e o Dr. Fernando valorizou ao máximo a vaga no emprego. Mais na realidade como Dr. Fernando era muito parceiro e amigo ficou só no susto, e tudo não passou de uma brincadeira dele com o Silvinho que continuou trabalhando sem problema até sair e ir estudar em Niterói.

e/d Ricardo Banha, Etinho e Serginho de Biguá

Para Lê a parte 6 CLICK AQUI
 
Queremos agradecer as pessoas que colaboraram com fotos e relatos para esta parte da história, aos professores Chico, Reizinho, Toninho e Mosquito, assim como ao Silvinho, Japão e Nizinho. Lembramos que essas histórias e conquistas são contadas por todos, para participar encaminhe fotos ou relatos para o e-mail esportescabofrio@gmail.com

 Em pé da e/d o segundo Rafael Magali, ao lado Bandeira, Helton e Prof. Chico, agachado: da e/d o terceiro Francis(médico)



  Em pé da e/d Júlio(8), Bruno(3), André(7), Dudu(5), (6) ?  , J. Maurício, Gabriel(goleiro), Prof. Chico e Magela
                   agachados da e/d Alexandro(Campeonato Paulista 2014), Daniel Correa, Vitor, Rafael Massa, Gandine, Rodrigo

 Saudoso Adelson Lopes eterno incentivador e amigo de sempre

em pé da e/d Thiago Chumbada,  ( ? )  , Pedro Sasso, Alfredo Pombo, Daniel, Rafael Calvo, Prof. Chico. agachados da e/d Rodolfo, Matheus Sá, João Paulo, Artur Felipe, Vinicius, Lucas Azevedo

 Francielio (Ciélio) artilheiro


em pé da e/d Prof. Chico,  ( ? )  , Léo, Júlio, Dudu,  ( ? ) , Bruno,  ( ? ) . agachados da e/d Bruno Regufe,  ( ? ) , Washington, Vitor,  ( ? )

 Prof. Chico e Caiam filho de Japão

Comemoração dos 20 anos da escolinha da e/d Mamaco, Zé ( que não dança ) e Teno os adolescentes Vitor, Bruno Regufe e Leo 

 
Na parte número 9 estaremos postando matéria sobre Jogos Abertos de Cabo Frio que teve seu encerramento temporário em 1981. A partir deste momento teremos um breve relato sobre o Campeonato de Empresas, Jogos de Inverno em Teresópolis e outros eventos antes da fundação da Liga.

“Viver não é difícil, difícil e saber viver”


0 comentários:

Postar um comentário