quarta-feira, 28 de maio de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 12

Dando continuidade ao ano de 1984, quando todos ainda estavam descansando durante a viagem de retorno, aconteceu um fato importante para a continuidade do fomento da modalidade. Na poltrona do meu lado de repente senta o Rico, em conversa mostrou a sua preocupação com o término desta competição usando o seguinte raciocínio, vamos parar tudo e só voltaremos no ano que vem quando tiver outros Jogos de Inverno? Achei interessante a observação, não era justo para aquele grupo e para o bem do futebol de salão qualquer paralisação, mais o que fazer? Surgiu então a ideia de trazermos as cidades que participaram nos Jogos de Inverno em Teresópolis, mais como seria esse planejamento? Quem iria assumir custos de alimentação, arbitragem e outros necessários a realização desta competição?

Conversando com meu pai Sr. Alfredo Pombo que fazia parte do Lions Clube, aliais eu já tinha me associado também ao Lions Clube, tive como padrinho o Sr. Clésio Guimarães, sugeriu que formulasse ao Lions Clube a ideia do clube participar desta competição como realizador.

Jogos da Primavera

Sugestão exposta em reunião e aceita imediatamente pela diretoria, como foi importante a utilização do nome Lions Clube como realizador para conseguirmos credibilidade, e o apoio necessário ao evento denominado Jogos da Primavera, onde íamos solicitar patrocínio as empresas quando eram informadas 
da participação do Lions aceitavam sem qualquer restrição.

Seleção de Cabo Frio saudando a torcida

 Luizão em primeiro plano disputando rebote, ao fundo Paulão

Seleção de Cabo Frio em pé e/d Zé Carlos, Carlos Marins, Alfredo Gonçalves, Hélcio Azevedo, Cezar, Edmilson, Eliseu Pombo Agachado e/d (  ?  ), Juarez, Alfredo Barreto, Totonho, Rico e Mosquito


Como os custos eram altos e não podíamos solicitar as empresas recursos volumosos tivemos que dividir entre várias empresas, para ter uma ideia na divulgação do evento em papel A3, tínhamos mais de vinte empresas, algumas ajudavam doando seus serviços, como a Rádio Cabo Frio que naquela época era na rua Casemiro de Abreu, o Ernâni e o Admir gravavam as chamadas em fitas (sem custo) para o carro de som fazer a divulgação.

Conclusão conseguimos em trinta dias após o encerramento dos Jogos de Inverno trazer à Cabo Frio as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, para competirem nas modalidades de voleibol, basquete e futebol de salão, sendo que cada uma destas cidades veio uma a cada mês.

Durante os Jogos da Primavera a equipe de futebol de salão sofreu algumas modificações como podemos ver na foto postada, os jogos eram realizados sempre no Domingo começando as 8:00 e terminando por volta das 18:00, durante os jogos as pessoas que entravam para assistir recebiam um ticket na entrada, que dava o direito de participarem de sorteios de vários brindes, o ginásio ficava lotado durante todos os jogos e a torcida participava incentivando as equipes de Cabo Frio.

Ao final destas participações em 1984 tanto nos Jogos de Inverno de Teresópolis e Jogos da Primavera de Cabo Frio, vislumbramos algumas conquista: manter em atividade por muito tempo uma equipe de futebol de salão que treinava mais que também participar de competições, além disso já tinha em seu calendário para 1985 duas competições e também a participação em algum torneio, a conquista do espaço de atividades estava sendo
ampliado fato importante para a continuidade da seleção de futebol de salão de Cabo Frio. Outra conquista muito importante foi de um grande parceiro, que entendeu um novo momento da modalidade e esteve sempre do nosso lado o Sr. Vivaldo Barreto, como já tínhamos relatado lá atrás, ele viabilizou que a equipe tivesse condições de treinar no Tamoyo, agora em horário ampliado, podíamos utilizar os vestiários tanto para a troca de roupa assim como para tomar banho, Carlinhos e Edmilson foram os mais contentes com essa notícia.

A partir de 1985 começa a ganhar força a conquista de alguns sonhos lá de atrás, veremos na próxima parte desta história um caminhar ao objetivo de termos um campeonato municipal de futebol de salão, assim como a participação da seleção de futebol de salão nos Jogos de Inverno, Jogos da Primavera, Torneio em Vassouras e pela primeira vez uma equipe juvenil disputando uma competição no Rio de Janeiro.

Agradecemos aos colaboradores desta história Hélcio, Juarez, Rico, Eliseu Pombo e ao Lions Clube pela participação no desenvolvimento do futebol de salão, não só neste momento mais também na fundação da Liga como veremos mais à frente.

Para Lê a parte 11 CLICK AQUI 

VOCÊ É CONTRA A REALIZAÇÃO DA COPA ?
RESPONDA A NOSSA ENQUETE NA PAGINA INICIAL ENVIEI SEU NOME E RG PARA NOSSO EMAIL: esportescabofrio@gmail.com e CONCORRA A UM KIT DE CHURRASCO


Não esqueça que você pode colaborar encaminhando relatos e fotos para esportescabofrio@gmail.com

“O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã, faça o bem assim mesmo” Madre Teresa de Calcutá



 Campanha de doação de óculos do Lions Clube 

 Reunião de diretoria

Escola de Balet realizada pelo Lions Clube






















0 comentários:

Postar um comentário