quarta-feira, 13 de agosto de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 23

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 23
O campeonato municipal de futebol de salão neste ano de 1990, contou com a presença de oito equipes tanto na categoria adulta como na categoria juvenil, esse fato chamou atenção por entendermos que esse momento já era o prenúncio, de que outras equipes já estavam motivadas em investir e participar do campeonato, essa quantidade de equipes já entrava na história da Liga.


Resumo das equipes
As equipes que participaram desta competição foram as seguintes: Tamoyo E. C., ADA (Associação Desportiva Álcalis), Progresso F. C., Costa Azul Iate Clube (primeira participação), River F. C., União F. C., Operário F. C. (primeira participação) e AABB (primeira participação).
A equipe do Tamoyo tinha um excelente elenco com jogadores de qualidade como Hélcio, Totonho, Jailson, Everaldo, Careca, Jose Ricardo e Marcelo Peixe, além do prof. Rico que assumia neste ano o cargo de treinador, mais também tinha um rival à altura que era a equipe da ADA composta com jogadores de um nível técnico muito bom como Toninho, Beto, Justino, Calado, Baia e Paulinho, quando estas duas equipes se encontravam era certeza de um grande jogo.
Neste ano Marcelo Sá mais conhecido como Marcelão era o diretor de esportes do Costa Azul, ele não perdeu tempo montou uma grande equipe trazendo Kiko Jorge, Mico e Sandrinho Guimarães que vieram somar aos que já faziam parte Ivair, Dado, Flávio Tziu, André Bocão e Totonho da Gamboa, além de trazer também um treinador experiente o Canhoto, que tinha jogado em campeonatos carioca defendendo algumas equipes como Curtume Carioca e do C. R. Vasco da Gama.
A equipe do Progresso também não ficou atrás conseguiu montar uma bela equipe composta por jogadores já com alguma experiência, o Audr (goleiro), Vico, Paulo Cesar(PC), Fabinho Maçarico, Élcio, Flavinho, Fábio, o jovem promissor Alexandre(chuta-chuta) e ainda tinha como reforço o Geraldinho como treinador.
Neste ano em virtude de compromissos empresarias estava inaugurando uma nova loja, não tive condições de manter a atividade de treinador que exigia um tempo maior, por este motivo fui participar da equipe do União F. C., que continuava com o mesmo elenco do ano passado, e com a volta de Silvinho.


Equipe do Costa Azul   
Em pé e/d Alexandre Joaquim (P. Físico), Maurício Sá (diretor ), André Bocão, Marcelo de Canô, Cassio, Totonho, Kiko Jorge e Flávio Tziu c/filho João Paulo
Agachados e/d Everardo Vovô, Mico, Geraldinho, Sandrinho, Canhoto (técnico) e Renato (Massagista)




Walter e a sua comemoração
No torneio início na categoria adulta que era sempre realizado no sábado a equipe do União foi a campeã, justamente a partir deste momento acontece uma história interessante, ao final do jogo todos foram comemorar a conquista, e claro não podia faltar o principal a cerveja, fiquei um pouco e depois me despedi indo para casa. No dia seguinte domingo, caminhava em direção ao ginásio da A. A. C. para assistir ao torneio início da categoria juvenil, quando reparei que mais a frente vinha o Walter com uma certa dificuldade no andar, e com a mesma roupa quando da comemoração da conquista do torneio no sábado, cheguei perto dele para conferir se estava tudo bem, ele olhou para mim e disse; está tudo ótimo ainda estou comemorando a conquista e não sei quando vou parar, continuei caminhando ao seu lado já perto do ginásio parei para entrar mais o Walter continuou em frente, então perguntei não vai assistir ao torneio? Ele respondeu, não posso tenho compromisso na praia, e lá foi o Walter todo feliz caminhando e ainda comemorando a conquista, aja comemoração!


Resultados deste ano
Em virtude do sumiço das atas da Liga Cabo-friense de Futebol de Salão, ficamos sem várias informações, mais o nosso colaborador oculto que muito tem ajudado ao futsal de Cabo Frio preparou todas essas informações descritas nesta parte e ainda informa o seguinte: a equipe do Tamoyo E. C. foi o campeão tanto do 1º turno como do 2º turno, conquistando assim o campeonato de 1990 na categoria adulta, mais a mesma situação aconteceu na categoria juvenil a favor da equipe do Tamoyo E. C. que também conquistou o campeonato deste ano.


Uma nova geração de atletas e treinadores
Neste ano começamos a identificar o aparecimento de novos valores, muitos deles oriundos das categorias de base e outros que já participavam de competições. Podemos enumerar alguns como Robinson Tardelli (goleiro), Ronan, Pierre, Leandro (irmão do Totonho), Cabeça, Kiko Lima (filho de Fernando Henrique), Alexandre Chorão, Anderson Mangueira, Café e Lúcio e tendo como treinador o jovem prof. Paulo Sergio, todos estes estavam na equipe juvenil do Tamoyo.
A equipe do Progresso F. C. que foi vice-campeã tinha como treinadores o José Ricardo e Luís Tuíste e os seguintes atletas: Marcelão e Gustavo da Hora (goleiros), Andinho, Gean, Sandro, Charles, Marcelo Mendigo, Velto, Feijão e Alexandre chuta-chuta.
Nosso amigo oculto fez uma declaração que achei ter um conteúdo muito bom, e que nos chama a responsabilidade com relação a história do futsal.
“Nesta humilde crônica pude perceber que relacionei alguns nomes, que fizeram parte da história deste esporte na cidade e foram muito importantes, pois na época eram abnegados, mais infelizmente e na maioria das vezes de maneira inconsciente nós esquecemos”
Amigo Oculto


Esta declaração nos conduz ao seguinte entendimento, contar uma história é parecido como montar um quebre cabeça, cada pessoa tem uma peça (história ou foto) e quando todos participam vamos juntos reconstruir essa história sem esquecer este ou aquele, mais quando fica faltando uma ou mais peças a história não consegue ser reconstruída e algo ou alguém fica no esquecimento. Por isto estamos sempre lembrando ao final das histórias que você pode participar encaminhando fotos e histórias para esportescabofrio@gmail.com
Queremos agradecer ao Sr. Flavio Barreto (Flavinho da Flavan), Kiko Lima e ao nosso amigo oculto que tem feito a sua parte pela colaboração nesta parte da história. Em virtude de muitas informações e filmes que temos do ano de 1991 e ainda temos que preparar, estaremos antecipando na próxima parte uma história de conquista de um projeto do esporte amador denominado “PROESPA”

0 comentários:

Postar um comentário