segunda-feira, 8 de setembro de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 26

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 26


Preciso primeiro me reportar a uma história ainda do ano de 1991 que acabei esquecendo, durante o campeonato ainda na fase classificatória, iriamos enfrentar o Tamoyo que era uma forte equipe, durante os preparativos desenvolvemos um documento mostrando como a equipe deveria proceder taticamente, evidenciando os pontos fortes do Tamoyo e como deveríamos agir para anular, assim como proceder na parte ofensiva, esse documento foi entregue dois dias antes do jogo para memorizar o que já tínhamos treinado.
Vaguinho nesta época trabalhava com o Sr. Joel Gonçalves pai de José Ricardo que jogava no Tamoyo, no dia do jogo Vaguinho se mostrava meio nervoso e muito assustado,  alguns atletas vieram falar comigo sobre esse nervosismo do Vaguinho e me explicaram,  ele levou o documento para a loja e perdeu não sabendo onde deixou e também não encontrou o mesmo, então Vaguinho ficou preocupado, pois o Jose Ricardo também morava em cima da loja, será que alguém viu esse documento e entregou ao Jose Ricardo?
Eu chamei todos e coloquei o seguinte, não podemos entrar no jogo com essa preocupação e alertei, mesmo que isso tenha acontecido fica muito difícil para a equipe do Tamoyo tentar adequar em dois dias o que treinamos exaustivamente. Durante o jogo não percebemos qualquer atitude diferente do Tamoyo a não ser do que já tínhamos ciência, não recordo o placar mais lembro da fisionomia de alívio do Vaguinho ao final do jogo.
Neste ano de 1992 as equipes da A. A. Cabo-friense e Tufão do Arraial do Cabo representaram Cabo Frio no campeonato estadual, vagas obtidas pelas conquistas de campeão e vice respectivamente no campeonato de 1991.
A equipe da Cabo-friense se reforçou para essa competição trazendo alguns atletas como Everaldo, Ronan, Robinson e o maior reforço Marcelo Peixe todos vindo do Tamoyo, mais também deixou de contar com Aritana que recebeu proposta do Tamoyo, Sandro Guimarães e principalmente com Marquinho(matador), que se tornaram jogadores profissionais da A. A. C. no futebol de campo. No Tufão a grande novidade foi a contratação do treinador Ricardo Barreto (Rico), ao final da competição ambas equipes não foram bem no campeonato.


Flavio Rebel   
De chefe de torcida a treinador
Durante todo este período em que começamos a desenvolver o futebol de salão na A. A. Cabo-friense, sempre esteve presente nas arquibancadas o Flávio Rebel como chefe de torcida da Falange comandando a torcida e incentivando a equipe, mais durante um treinamento no clube uma pessoa que não recordo o nome, comentou que ele estava cursando a faculdade de educação física, recebi a informação com muito agrado, pois fazia parte do nosso planejamento produzir mais treinadores, fui ao seu encontro e perguntei se ele teria interesse? A resposta foi positiva, então solicitei que a partir daquele momento estivesse comigo dentro da quadra durante os treinamentos, ficando como auxiliar e assumindo as categorias infanto e juvenil hoje seria sub-17 e sub-20 respectivamente, e assim começou uma carreira
O campeonato municipal neste ano contou com as seguintes equipes: A. A. Cabo-friense, Progresso F. C., União F. C., Costa Azul Iate Clube e Pescador F. C. entrou substituindo o Tufão F. C., mais todo seu elenco era do Tufão.
A grande novidade foi o retorno do Progresso Futebol Clube, pois não disputou o campeonato de 1991. Liderado pelo empresário Jose Ricardo que havia deixado o Tamoyo e vindo de uma recuperação de uma cirurgia no tornozelo, montou um elenco muito forte, trazendo para o clube jogadores como Careca (goleiro). Marcelo Peixe, Mico e Gustavo que deixaram a A. A. Cabo-friense, Jailson, PC, Fabinho Maçarico, Vaguinho e Audir (goleiro) que vieram do Tamoyo e mais Ozias, Vico, Marcelo Mendigo e Beneval (goleiro).
A comissão técnica era formada por Jota Maurício e Sandro Carvalho (supervisores), Jose Ricardo (treinador), Luís Tuiste (auxiliar), Marquinho Matador e Marcelão (preparadores) e Wellington Cai-Cai e Léo (apoio).
Já a Cabo-friense após a disputa do Estadual passou por problemas e por isso alguns atletas deixaram o clube, com isso durante a temporada, o clube praticamente teve que refazer o seu elenco, mas se enganaram quem achou que isso seria um grande problema. Treinados por Eliseu Pombo e formado por um grupo de jovens com jogadores como, Ronan, Adalberto, Lúcio Bala, Walcélio, Sandro Tardelli, André Cabeção, Fabiano (goleiro) e a revelação e melhor jogador do campeonato Lalace, que tinha acabado de completar 17 anos e somando-se a estes os não menos jovens mais experientes em competições os atletas Robinson, Everaldo, Marcelo Japão, Urubatan e Miro. A equipe conseguiu classificar-se para a final mais uma vez.


Sandro (maluco) e o gol de cabelo
Jogo importante e cheio de rivalidade entre A. A. Cabo-friense e o Tamoyo E. C. no ginásio do Tamoyo e valendo a classificação, a torcida lotava o ginásio e fazia a festa, na quadra os atletas faziam a sua parte com lances emocionantes levando a galera ao delírio, era um bom jogo com muita movimentação e já estava indo para o seu final, se não me engano faltavam segundos para o encerramento e a equipe do Tamoyo estava se classificando para as finais do campeonato, de repente um lateral a favor da A. A. C. muda tudo, batido o lateral a bola viaja para dentro da área do Tamoyo entra na disputa por ela o goleiro Lair e Sandro Tardelli que raspa na bola e faz o gol que deu a classificação para A. A. C. ir as finais do campeonato, ao final da partida muita reclamação por parte do Tamoyo, dizendo que a bola não tocou na cabeça do Sandro, por outro lado Sandro esclareceu todas as dúvidas ao declarar “tocou no cabelo e o cabelo faz parte da cabeça” e ponto final.


Treino x Churrasco      
Sabíamos da força da equipe do Progresso, na realidade era uma seleção, portanto se quiséssemos obter algum resultado positivo teríamos que trabalhar muito, inclusive no Domingo. Num destes domingos estávamos treinando quando apareceu a informação que os atletas do Progresso estavam realizando um churrasco naquele momento. Não tinha certeza da veracidade da informação, mais ela caiu como uma luva, aproveitamos essa informação para motivar mais ainda a equipe, não sei em que percentual ela colaborou para a nossa vitória, mais que o pessoal foi mordido para os jogos e com muita vontade isso deu para perceber.


Everaldo Rangel a voz do treinador
Everaldo já tinha chamado atenção desde quando juvenil no Progresso e depois no Tamoyo tanto como jogador quanto pessoa, as suas atitudes eram sempre de grupo e construtivas, com o tempo foi evoluindo através de uma dedicação fora do comum, quando trabalhava comigo várias vezes vinha correndo de sua casa até a loja para melhorar o seu condicionamento físico e como consequência sua parte técnica, mais havia um comentário geral na época,  era como ele levava informações táticas para dentro da quadra e passava aos colegas, era a voz do treinador dentro da quadra e muitos afirmavam que futuramente seria um bom treinador, fato comprovado alguns anos depois. Toda essa sua dedicação fez por mérito conquistar um emprego no Banco Real e hoje é considerado um dos melhores gerentes


Resumo Final
Durante as fases classificatórias Progresso e Cabo-friense foram as equipes que mais se destacaram e se qualificaram para as finais do campeonato, ressaltando que o Progresso era favorito ao título, pois exibia um futebol muito bem jogado. Contudo nos jogos finais a Cabo-friense exibiu um belíssimo futebol e surpreendeu o então favorito Progresso e levando o título municipal de 1992, sagrando-se assim bicampeã


Em pé e/d Lalau(massagista), Robinson, Everaldo, Ronan, Adalberto, Eliseu Pombo

Agachado e/d Fabiano, Lúcio bala, Marcelo Japão, Lalace, Walcélio, Urubatan, Sandro Tardelli

Em pé e/d Lalau (massagista in memorian), Everaldo, Urubatan, Ronan, Adalberto, Robinson, Sandro Tardelli

Agachado e/d Lalace, Marcelo Japão, André cabeção, Fabiano, Walcélio

Aqui fica os nossos agradecimentos aos colaboradores Sr. Flávio Barreto, Ao nosso amigo oculto e aos Srs. Moacir Cabral e Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos que gentilmente nos cedem reportagens daquela época do futebol de salão. Não esqueça você também pode participar encaminhando fotos e histórias para esportescabofrio@gmail.com

Na próxima parte estaremos contando a história do campeonato de 1993 inclusive com os filmes das duas partidas finais
RECORTES de MATÉRIAS de 1992 do JORNAL FOLHA dos LAGOS











ASSISTA Jogo final Campeonato Municipal de Futsal em 1992 categoria adulto entre Progresso F. C. x A. A. Cabo-friense


                                       





0 comentários:

Postar um comentário