quarta-feira, 10 de setembro de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 27

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 27


A temporada de 1993 começou com a participação dos times de Cabo Frio no Campeonato Estadual de Futebol de Salão, neste ano pela primeira vez a competição contou com a presença de três clubes da nossa cidade: A. A. Cabo-friense, Progresso F. C. (campeão e vice do Municipal de 1992) e o Tamoyo E. C. (convidado pela Federação).Este campeonato ficou marcado pelo duelo entre Tamoyo E. C. e Progresso F. C. que ficaram na mesma chave, juntamente com Canto do Rio (Niterói), Hebraica (Rio de Janeiro) e Magnólia (Petrópolis).


As equipes
A Cabo-friense sob o comando de Flávio Rebel, sofreu com a saída de quase todos os jogadores do elenco campeão municipal na temporada anterior, por isso teve que reformular todo o time, trazendo na sua maioria jogadores vindos do União F. C. como Cureco, Kiko Tucano, Leque, Walter e Gardel, do Costa Azul Flávio Tziu e Ayala(goleiro)
Já a equipe do Tamoyo E. C. trouxe de volta da Cabo-friense o treinador Eliseu Pombo, os jogadores Everaldo, Urubatan, Marcelo Japão e Robinson, o clube também trouxe Alexandre chuta-chuta e promoveu a equipe principal os atletas Pierre e Café, este foi considerado o melhor jogador da temporada   
O Progresso F. C. que já tinha um grande elenco se reforçou ainda mais formando na sua base uma grande seleção de bons jogadores, trouxe do Tufão os jogadores Justino, Beto e Toninho, do Tamoyo E. C. vieram Kiko Lima e Lair (goleiro), além de Kiko Jorge e Marquinho Matador, que retornaram ao futebol de salão depois de participarem do futebol de campo profissional, os somatórios de todos estes jogadores formavam o verdadeiro time dos sonhos naquela época. Provavelmente este tenha sido o elenco mais forte montado por um clube da nossa cidade.
Com o desenrolar do Campeonato Estadual, Progresso e Tamoyo chegaram a penúltima rodada do campeonato, brigando por uma vaga na segunda fase da competição. O jogo foi realizado no ginásio do Tamoyo. Uma partida marcada pela rivalidade entre as equipes e pela emoção até aos segundos finais, quando o inusitado aconteceu. Faltando seis segundos para o jogo acabar o placar marcava (2x2 ou 3x3, não me lembro com precisão) acontece uma falta a favor do Progresso em sua área de defesa. O goleiro Careca toca a bola para Marquinho que prende a bola sob o seu pé, mas Hélcio num só ato não apenas consegue tomar a bola, com fazer um passe para Alexandre Chuta-Chuta que com toque magistral de letra marcou o gol da vitória, quando o cronômetro marcava três segundos para o fim da partida, praticamente eliminando o Progresso, pois passaria a depender de combinações de outros resultados para se classifica para a próxima fase.
Na última rodada o Tamoyo já classificada para a segunda fase do Estadual, foi a Petrópolis para enfrentar a equipe do Magnólia e não conseguiu superar o seu adversário, com esse resultado a equipe do Progresso não conseguiu a classificação, mais na fase seguninte o Tamoyo não obteve os resultados esperados e não conseguiu se manter na competição.
equipe da A. A. Cabo-friense 1993
em pé da e/d Maguinho, Leque, Cureco, Rebel (treinador), Claudio Lima (P. Físico) e Mangueira ( Aux. Técnico)
agacgados da e/d Gardel, Kiko Tucano, Walcélio, Walter e Haroldo




















O transporte, motorista e torcedor
Não poderíamos deixar de evidenciar as pessoas do Carlos Moreno dono da empresa de transportes e as vezes também motorista e Luís Borges motorista pai do Leo Borges, que também participaram desta história pois normalmente eles é que faziam o transporte das equipes durante todo o campeonato. Quando chegávamos ao destino dos jogos imediatamente deixavam de ser motorista e se transformavam em torcedores, por muitas vezes eram eles os únicos torcendo pela equipe fazendo um enorme barulho, o envolvimento foi tão grande neste período que quando entravamos no ônibus para seguir viagem, nós tínhamos a imagem de que não havia ali somente o motorista mais também um torcedor participativo e envolvido diretamente com a equipe


Resumo do Municipal
No Campeonato Municipal a história voltou a se repetir. As duas equipes dominaram todo o campeonato e voltaram a se encontrar na final, onde novamente o Tamoyo nos jogos decisivos levou vantagem sobre o estrelado time do Progresso e levantou o título, com destaque para o ala Café, que atravessava uma fase excepcional, não só no futebol de salão, como no futebol de praia e no de campo. Neste ano de 1993, Café levou todos os prêmios de melhor atleta.   

 Tamoyo Tetra campeão
Em pé da e/d Sr. Adelson(supervisor), Pierre, Alfredo Gonçalves, Vladimir, Hélcio Azevedo, Urubatan, Everaldo e Eliseu Pombo (treinador)
Agachados da e/d Telo, Marcelo Japão, Alexandre (chuta-chuta), Café, Robinson com Alfredo (filho de Eliseu Pombo) e Magela

Itajuru F. C. Campeão Juvenil da Liga 1993
em pé da e/d  Marco Tardelli (treinador), Jacaré (massagista), Adriano Bandeira, ?????, Fred, Maurício, Alexandre Bandeira, Wallys e Lucas Adriani ( supervisor)
agachados da e/d Dinho, Serginho, Zé Junior, Laxe e Stéfano

Progresso F. C. Vice-campeão adulto da Liga 1993
em pé da e/d Marcelão(treinador de goleiros),Lair, Marquinho, Mico, Justino, Kiko Jorge, Beneval, Toninho, J. Maurício (gerente), Sandro Carvalho (supervisor) e Careca.   
agachados da e/d Russo (P. Físico), Marcelo Peixe, Vaguinho, Paulo Cesar, Jailson e Ozias


























Ingresso
A organização e o planejamento da Liga fizeram do campeonato um produto de qualidade, que conseguia conquistar a credibilidade do público de tal forma, que eles compareciam e ainda pagavam ingresso para assistir os jogos da competição. Na época Juarez Lopes que é engenheiro, chegou a fazer um levantamento técnico identificando a capacidade máxima de pessoas sentadas na arquibancada, do ginásio do Tamoyo em torno de 300 pessoas e no ginásio da A. A. Cabo-friense em torno de 900 pessoas


Parceria Liga x Televisão  
Além da parceria desenvolvida com a Rádio Cabo Frio,  durante este campeonato começou uma outra parceria da Liga Cabo-friense de Futebol de Salão através do presidente Silvinho com a ECOTV de Búzios, que gravava os jogos e depois no mesmo dia mais tarde reprisava os jogos, essa parceria só foi possível através da pessoa do Sr. Marcio Sternick que ficou muito empolgado com o campeonato, bem organizado e que conseguia atrair um grande público, além do apoio do Sr. Marcio Sternick algumas empresas patrocinavam essas transmissões e suas logomarcas ficavam no alambrado a frente das câmeras, como vocês verão ao assistir


Encerramento
Não podemos esquecer de ressaltar também a boa participação da equipe do Itajurú na categoria adulta e na categoria juvenil onde inclusive conquistou o campeonato quando na partida final venceu a equipe do Tamoyo. Outros detalhes pertinentes ao campeonato Estadual e Municipal vocês podem conferir nos recortes das matérias do Jornal Folha dos Lagos e do Jornal Bola em Jogo e também durante o filme da final desta temporada quando Gonzaga Lima e Edinho Ferrô passam várias informações durante o jogo.

VÍDEOS 

ASSISTA o Jogo final Campeonato Municipal de Futsal em 1993 categoria adulto entre Progresso F. C. x Tamoyo E. C



Agradecimentos ao Sr. Flavio Barreto, ao nosso amigo oculto que muito tem colaborado para o FUTSAL, ao Sr. Moacir Cabral e Rodrigo Cabral pela liberação das matérias do Jornal Folha dos Lagos que participou de forma efetiva nessa história.
Na próxima parte estaremos descrevendo as conquistas da Seleção de Cabo Frio nos JAI’S (Jogos Abertos do Interior) e da primeira medalha de Bronze no JAB’S (Jogos Abertos Brasileiros), o Campeonato Estadual e Municipal de 1994


0 comentários:

Postar um comentário