quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 31

Durante o ano de 1997 tivemos algumas novidades como a modificação nas regras da modalidade, campeonato feminino e uma dificuldade enorme para a realização do campeonato municipal, em parte fruto ainda da perda de credibilidade obtida no episódio de 1995, quando um documento oficial da Liga (ATA), foi simbolicamente rasgada.
Já durante alguns anos a Liga desenvolvia uma competição no início do ano, tendo como objetivo movimentar as equipes desde cedo, neste ano estava sendo elaborado uma Copa de Verão, mais com o falecimento do Sr. Ayrton Christovão dos Santos conhecido como TONGA um grande desportista de Cabo Frio, a competição tomou mais força já que a mesma seria uma homenagem a pessoa do Tonga.


1º Copa Verão Ayrton Christovão dos Santos (TONGA)
No planejamento do Tamoyo iniciado ainda em 1996, ficou definido que seria feito um investido nos valores da casa, atletas oriundos das categorias de base que por sinal eram muito bem desenvolvidas no clube. Tudo caminhava dentro do planejado, mais a competição no início do ano que serviria como preparação para o campeonato municipal, ganhou um peso enorme com o falecimento do Tonga, pois a competição agora levava seu nome e o Tonga era muito respeito e admirado no clube, tinha sido atleta, diretor e presidente do clube. Seria muito importante que este troféu ficasse no clube.
Mais  o trabalho já tinha sido iniciado mesclando os jovens talentos, com os atletas de renome mais experientes, e nesse fase tínhamos que utilizar os atletas mais jovens colocando em situações de jogo para uma melhor avaliação, por esse motivo tivemos algumas dificuldades em alguns jogos,  principalmente nos jogos finais contra a forte equipe do Tupy do Arraial do Cabo, adversário muito difícil de ser batido, mais numa final sensacional com direito a prorrogação o Tamoyo conquistou o troféu que levava o nome de seu grande desportista.
Cabe salientar que paralelamente a esta competição foi desenvolvido pela Liga um Torneio sub-21 e um Torneio Feminino, todos levando o nome do Sr. Ayrton Christovão dos Santos (TONGA)







Equipe do Tamoyo Campeão Copa Verão 1997 ( Copa Tonga)
em pé e/d  Eliseu Pombo(treinador),Marcelo Pereira(Preparador Físico), Careca, Mico, Kiko, Everaldo, Wilton
                 agachados e/d     Bruno Gago, Zé Junior, Aritana, Totonho, Café, Rafael(Magali), Urubatan

Novas Regras
Também tivemos a novidade da mudança de regras na modalidade, a diretoria da Liga não perdeu tempo e se mobilizou para que os nossos árbitros pudessem ficar atualizados e ao mesmo tempo se qualificar. Dentre algumas modificações uma chamou se destacou, foi a liberação do goleiro para jogar com o pé fora da sua área, participando de forma mais efetiva quando sua equipe estivesse atacando.




Campeonato Municipal
A dificuldade neste ano foi tanta que somente quatro equipes se inscreveram para a competição, A. A. C., Tamoyo E. C., União F. C. e Abissínia. Em virtude desta situação a Liga achou melhor realizar a competição em forma de circuito, ou seja seriam disputados três circuitos e o vencedor de cada circuito ganharia um ponto para a fase decisiva.
No Tamoyo a novidade foi a parceria iniciada neste ano com a UNIMED, que proporcionou uma melhor condição na estrutura e também na aquisição de atletas de boa qualidade técnica. Mais foi justamente essa aquisição de atletas, que começou a tirar o espaço dos jovens atletas que já estavam sendo trabalhados desde o ano de 1996, em virtude deste fato e outros pertinentes ao plano de jogo, resolvi deixar a equipe adulta logo após o termino da primeira etapa do Circuito e dar continuidade ao trabalho nas categorias sub-20 e 17
Na fase final a equipe da A. A. Cabo-friense tinha vencido duas etapas do circuito, portanto chega a final com a vantagem de dois pontos, o Tamoyo E.C. seu adversário tinha vencido somente uma etapa do circuito e levava a vantagem de um ponto, mais o Tamoyo conseguiu reverter a vantagem e sagrou-se campeão.

















Campeonato Municipal Feminino
Pela primeira vez a Liga realizava uma competição feminina, que levava o nome do Sr. Vivaldo Barreto, essa competição mostrou para os torcedores a força do Futsal feminino de Cabo Frio, os jogos eram bons tecnicamente e a torcida comparecia motivando as equipes. Ao final da competição a equipe do Tamoyo que dominou a competição desde o seu início foi a campeã.










Campeonato Estadual
Os nossos representantes neste ano foram as equipes do Tamoyo E. C. e A. A. Cabo-friense, o Tamoyo até que começou bem a competição mais depois perdeu os jogos seguintes e A. A. Cabo-friense jamais conseguiu qualquer bom resultado, ou seja as duas equipes não conseguiram se classificar para a outra fase






Jogos Abertos do Interior
A seleção de Cabo Frio conquistou o tricampeonato dos JAI’S realizado em Duque de Caxias, ao derrotar na final a equipe de Barra Mansa, uma partida muito disputada que no tempo normal terminou 0x0, depois tivemos a prorrogação que também ficou no 0x0, e na decisão por pênaltis Cabo Frio venceu por 5x4.
Com essa conquista a seleção de Cabo Frio mais uma vez ficou credenciada para representar o Estado do Rio de Janeiro nos JAB’S (Jogos Abertos Brasileiros) na cidade de Ibirama em Santa Catarina, ao final da competição a seleção de Cabo Frio ficou classificada em 5º lugar





Seleção:    em pé da e/d   Leque(aux. técnico), Ayala, Eliseu Pombo(treinador), Minguinho(roupeiro), Ronald, Kiko, Marcelão (treinador de goleiro), J. Maurício(Supervisor), Manga (diretor)
                 agachados      gugu, Café, Bandeira, Lalace, Magela (massagista)

Careca e o celular
Durante os JAI’S aconteceu um fato cujo seu final foi surpreendente, Gilson dos Anjos mais conhecido como Careca, um dos melhores goleiros de Cabo Frio e que sempre participou da seleção da cidade, estava de posse do seu novo aparelho telefônico um celular, fato este que chamou atenção de seus companheiros de seleção. Não demorou muito para que alguns companheiros começassem a pedir emprestado o celular para realizar algumas ligações, mais Careca muito preocupado com o tempo de utilização que futuramente acarretaria um custo ao pagar não cedeu as solicitações.
Porém um companheiro mui amigo, descobriu onde foi guardado o celular e comunicou o fato aos demais, então alguns decidiram fazer uma brincadeira com ele, pegaram o celular e fizeram algumas ligações. Fomos campeões, comemoramos o título ainda no ginásio e retornarmos ao alojamento, foi ai que Careca descobriu que tinham usado o celular, ele vem ao meu encontro e disse; professor pegaram meu celular e fizeram várias ligações”, eu disse; quando vier a conta você identifica e cobra de cada um, ele disse; Professor nós somos tricampeões tudo é festa deixa pra lá. Essa resposta foi algo surpreendente partindo de Careca que não abria a mão nem para jogar peteca.

VÍDEOS 


ASSISTA o Jogo final da Copa Verão Ayrton Cristóvão (Tonga) em 1997 na categoria adulto entre Tamoyo E. C. x Tupy F. C. 






ASSISTA o Jogo do Campeonato Estadual de Futsal em 1997 entre A. A. Cabo-friense x I. C. Guanabara



Fica aqui nossos agradecimentos ao Sr. Flavio Barreto, Sr. Moacir Cabral, Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, e ao nosso amigo oculto que estão colaborando para essa bonita história do Futsal de Cabo Frio.

0 comentários:

Postar um comentário