sexta-feira, 31 de julho de 2015

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 38

O ano de 2004 apesar das dificuldades encontradas foi à mola propulsora para outro momento no futsal e também no esporte amador como um todo.
Este ano as dificuldades de apoio financeiro se agravaram, por mais que o secretário de esportes Hélcio Azevedo se esforçasse para obter esse apoio do prefeito, não foi possível sensibilizar o gestor máximo. Em virtude disto algumas competições no âmbito municipal e estadual não atingiram seus objetivos.
Toda gama de dificuldades que o futsal e outros esportes passaram até 2004, foi transformado em um belo projeto elaborado por vários desportistas, denominado PROESPA (Projeto de Esportes Amador).
Foi neste ano que este projeto foi apresentado ao pré candidato a prefeito de Cabo Frio na época Marquinho Mendes na A. A. Cabo-Friense, onde se encontravam vários atletas e representantes de modalidades esportivas.
Na frente de todos os presentes Marquinho Mendes prometeu apoiar o PROESPA e tranqüilizou a todos, pois o esporte teria outro momento a partir de 2005.
Outro momento neste ano foi à inauguração do ginásio poliesportivo em 28 de Novembro, depois de oito anos de conquista quando vários desportistas foram à rua de forma ordeira e democrática, lutar pela construção do ginásio através do movimento “Esporte sem Teto”
A nota triste foi o falecimento do atleta Luciano que morreu de forma trágica assassinado nas dunas de Cabo Frio.

Liga

Neste ano foi realizada eleição na Liga, que teve como indicação pelo conselho de ex presidentes o Sr. Edson Amaral de Oliveira, após os devidos tramites exigidos para a realização da eleição, o Sr. Edson foi eleito presidente.








PROESPA

Movimento iniciado em 2002 reunindo atletas, pais e representantes de várias modalidades, onde aconteceram debates, sugestões, depoimento de atletas, de pais preocupados com seus filhos chega ao seu ponto máximo.
Depois de elaborado de forma minuciosa e ser aprovado por todos, foi realizado uma reunião na A. A. Cabo-Friense tendo como objetivo apresentar o projeto ao pré candidato Marquinho Mendes, na frente de todos que durante esses anos participaram deste movimento, ele prometeu dar todo apoio ao projeto, fato este que será comprovado a partir de 2005.







Ginásio Poliesportivo

Depois de oito anos finalmente foi inaugurado o ginásio poliesportivo com o nome de Aracy Machado que foi prefeito da cidade e doou o terreno na época.
Essa demora na construção do ginásio impactou o desenvolvimento do esporte amador por oito anos, várias gerações não tiveram a oportunidade de vivenciar um novo momento no esporte, não quero aqui enumerar nome de atletas que estavam despontando em suas respectivas modalidades já pelos anos de 1995, mais cada um que estiver lendo esta matéria, com certeza vai lembrar estes que foram prejudicados durante este oito anos.
Mesmo sendo inaugurado foi observada a falta de vários itens importantes para a utilização do ginásio, itens estes que foram resolvidos partir do ano de 2005.

Falecimento de Luciano

Seu falecimento mexeu muito com o meio esportivo, atleta do futebol de areia, do futsal, integrante do Cabo Frio Futsal(seleção de Cabo Frio), muito alegre e extrovertido contagiava com facilidade qualquer assunto na roda de amigos, partiu ainda muito jovem com 23 anos.



Digo

Esse atleta mostrava o quanto Cabo Frio tinha de potencial qualificado, mais não tinha espaço para evoluir numa estrutura adequada, por este motivo não pode resistir ao convite para jogar em Macaé.



Campeonato Regional

Seis equipes participaram desta competição foram elas: Tamoyo E. C., A. A. Cabo-Friense, Mixto F. C., Búzios Futsal, União F. C. e C. R Gaivota.
As equipes foram divididas em dois grupos, ao final das fases classificatórias e semifinal, as equipes do Tamoyo E. C. e Mixto F. C. se classificaram para o jogo final. Na final a equipe do Tamoyo venceu pelo placar de 7x6, conquistando o campeonato regional de 2004.






















JAI’S

Este ano não foi bom para Cabo Frio na categoria masculina, logo no primeiro compromisso Cabo Frio perdeu para Niterói. Já na categoria feminina o inicio foi promissor goleando fora de casa a equipe de Niterói, porém na fase seguinte não conseguiu se classificar.













Campeonato Adulto

Temos que salientar conforme informamos no início desta parte, que esta competição somente aconteceu em virtude da interferência do pré candidato Marquinho Mendes que junto com Hélcio Azevedo viabilizaram os recursos necessários para a realização desta competição
Sete equipes participaram do campeonato neste ano foram elas: A. A. Cabo-Friense, Búzios Futsal, Tamoyo E. C., Metodista/Betel, River F. C. e Esperança F. C.
Rivalidades a parte todos queriam tirar o Tamoyo da conquista de mais um campeonato, o Mixto tinha formado uma forte equipe e despontava na competição. Mais o confronto final ficou entre as equipes do Tamoyo E. C. e Búzios Futsal.
Após a primeira partida ser vencida pelo Tamoyo muitos achava que o campeonato seria decidido na segunda partida, porém a equipe de Búzios conseguiu prorrogar a decisão para a terceira partida, que foi vencida pelo Tamoyo E. C. conquistando assim o título de bicampeão (2003/2004).








































Campeonato Infanto e Juvenil

Quatro equipes participaram nas categorias infanto e juvenil: Tamoyo E. C., A. A. Cabo-Friense, River F. C. e Metodista.
Na categoria infanto a equipe do Tamoyo foi campeão,  na categoria juvenil o jogo final foi entre as equipes do Tamoyo E. C. e da Metodista, com a vitória o Tamoyo conquistou o título de campeão juvenil de 2004.



Campeonato de Base

Nove equipes participaram desta competição foram elas: Tamoyo E. C., Coração Imperiano, Colégio Mater Coeli, Galiotto, Mixto F. C., A. A. Cabo-Friense, São Cristóvão F. C., River F. C. e Escola Sagrado Coração de Jesus. As categorias neste ano foram as seguintes: chupetinha, fraudinha, pré mirim, mirim e infantil
Depois de participarem da fase classificatória, semifinal e final foram conhecidos os campeões de cada categoria:

Chupetinha
Fraudinha
Pré-mirim
Mirim
Infantil

* Não conseguimos as informações dos clubes campeões em cada categoria







Campeonato estadual e municipal Feminino

A equipe da Metodista representou Cabo Frio na competição estadual conseguiu inclusive alguns resultados positivos, mais não conseguiu passar para outra fase.
No municipal quatro equipes participaram foram elas: Metodista (A), Metodista(B), A. A. Cabo-Friense e Tamoyo E. C.. Mostrando ser uma equipe que esta a frente das outras a Metodista (A) conquistou o campeonato municipal de 2004.







Agradecimentos

Fica aqui o nosso agradecimento ao Sr. Moacir Cabral, Sr. Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, Sr. João Vitor, Sra. Zuleica Crespo e Sra. Maria do Carmo funcionárias da biblioteca pública municipal professor Walter Nogueira, que ajudaram a viabilizar matérias e fotos do jornal “O Cabo-Friense”

Você também pode participar encaminhando fotos e histórias para esportescabofrio@gmail.com.br

0 comentários:

Postar um comentário