sexta-feira, 7 de agosto de 2015

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS: - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 39

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 39

Entendemos que o ano de 2005 foi uma terceira etapa do desenvolvimento do FUTSAL em Cabo Frio, podemos pontuar sua primeira etapa quando a prática da modalidade começou seu primeiro caminhar em Cabo Frio em meados dos anos 60, mais especificamente dentro do clube Tamoyo E. C., (acessem as partes 1, 2, 3, 4) para que possam ver quem foi à pessoa que introduziu a modalidade em Cabo Frio, as competições realizadas no clube, a construção do ginásio e a criação da escolinha no clube.

Na segunda etapa pontuamos dois momentos marcantes para um salto ao desenvolvimento do Futsal em Cabo Frio, primeiro a união de jovens praticantes do Rio de Janeiro com os de Cabo Frio, tendo como imagem que nos salta aos olhos uma passagem descrita na parte 11 desta história, quando sempre ao final dos treinamentos na quadra da Praça da Bandeira nos reuníamos imaginando se um dia teríamos uma competição municipal, se disputaria um Carioca, se nossos filhos teriam também essa oportunidade, esse momento nos acendeu a chama que nos motivou a conquistar a Liga de Cabo Frio. 


No segundo momento mais uma vez estes jovens agora acompanhados de pessoas mais experientes e idôneas na cidade,  se reuniram para de fato conquistar a fundação da Liga Cabo-Friense de Futebol de Salão de Cabo Frio em 29 de Setembro de 1986, veja a parte 17 desta história onde se escreve este momento.

Nesta terceira etapa de um novo desenvolvimento para o Futsal de Cabo Frio, é notória a importância da construção e inauguração do ginásio poliesportivo, desta vez além dos jovens já envolvidos desde a primeira etapa, houve a necessidade de criar um movimento denominado “Esporte sem Teto” pela construção do ginásio para que o Futsal, e outras modalidades pudessem continuar o seu caminho de desenvolvimento.

Sem esse ginásio jamais conseguiríamos desenvolver qualquer trabalho, que ajudasse no sentido de evoluir as modalidades a  nível estadual ou nacional,  conforme veremos na parte 40 que relata fatos importantes para a modalidade em 2006.

Cabe aqui uma reflexão,  se depois de aprovado a sua construção em 1995 o prefeito tivessem de fato construído no ano seguinte, conforme promessa aos desportistas, ou dois anos depois, ou três anos depois,  com certeza a evolução do esporte de Cabo Frio que aconteceu somente a partir de 2005, teria acontecido com bastante antecedência.


Quantos atletas pagaram caro e não tiveram a oportunidade de mostrar o seu valor e evoluir ainda mais, não vou aqui enumerar os nomes pois eram muitos, que sem estrutura e sem condições de treinamentos adequados, assim mesmo conseguiam mostrar suas qualidades. Uma geração muito boa se perdeu por simplesmente demorarem oito anos para construírem um ginásio.

Liga Nacional

A conquista do ginásio poliesportivo foi de fundamental importância para viabilizar proposta do C. R.  Vasco da Gama, através do Prof. Marco Bruno que desde 2004 já mantinha contato com Sr. Eliseu Pombo sobre a possibilidade de formalizar uma parceria,  que envolvia o conceituado clube com o projeto Cabo Frio Futsal. No final deste ano as conversar foram bem desenvolvidas, e pela primeira vez a cidade de Cabo Frio entrou no cenário nacional do futsal, ao participar do campeonato em 2006 da Liga Nacional de Futsal com o nome de Cabo Frio Futsal/C.R.V.G

Liga

A liga pela primeira vez utilizou o ginásio poliesportivo Aracy Machado para realizar suas competições. Logo no início do ano fez seu planejamento desenvolvendo um calendário com suas atividades.
Foi a partir deste ano que a Liga Cabo-Friense de Futsal começou a receber subvenção da Prefeitura através da Secretaria de Esportes, depois de aprovada pelo Conselho Municipal de Esportes Amador.



Ginásio Poliesportivo Aracy Machado

Apesar de ser entregue ao apagar da luz no ano de 2004, muitas situações pertinentes ao funcionamento do ginásio e também a realização de jogos (camarotes, salas de imprensa, quadra de jogo, sistema de combate a incêndio e outros) não foram concluídos. Somente meses depois de inaugurado foram regularizados todos esses itens, que possibilitou de fato a liberação do ginásio para o seu funcionamento
Quando o prefeito tem palavra ele faz, esse era o comentário entre os desportistas de Cabo Frio na época, dentro do PROESPA (Projeto de Esportes Amadores) constava o item de trazer a Cabo Frio eventos internacionais, logo que o ginásio foi liberado vários eventos internacionais foram realizados.
Esses eventos também faziam parte de um planejamento que tinha como objetivo tornar público a todo meio esportivo um novo ginásio poliesportivo construído em Cabo Frio.






Secretaria de Esportes

Outra importante transformação depois da construção do ginásio poliesportivo Aracy Machado, foi à transferência da secretaria de esportes que era localizada em baixo das arquibancadas do Estádio Correão, onde ocupava uma área entorno de 40m², para o ginásio poliesportivo.
No ginásio poliesportivo ocupou uma área perto de 200m² com disponibilidade de várias salas da seguinte forma; de reuniões, de projetos, administrativo, informática, recursos humanos, projeto Novo Cidadão, secretário e subsecretário, alem de uma boa estrutura para atendimento ao público

PROESPA

Foi uma surpresa positiva para todos desportistas, envolvidos direta ou indiretamente no movimento em benefício de um projeto para o esporte amador, ver já nos primeiros dias de governo o prefeito Marquinho Mendes realizar procedimentos que foram sugeridos no projeto, como sancionar a lei de criação do conselho de esportes, realizarem eventos esportivos, dar condições para as seleções de Cabo Frio desenvolver seus objetivos, criar condições para termos competições municipais para todas as modalidades e outras que foram cumpridas mais a frente como o projeto sócio esportivo, acessem a parte 24 e confiram.


Conselho Municipal de Esportes

Outro item que foi solicitado por desportistas no PROESPA (Projeto de Esportes Amador), este conselho apesar de aprovado pela Câmara de Vereadores em 2001, jamais foi sancionado pelo prefeito na época. Mais logo que tomou posse em 2005 o prefeito Marquinho Mendes sancionou a lei de criação do conselho.




Cabo Frio Futsal

Projeto criado pela Liga Cabo-Friense de Futsal em 2000, onde uma equipe era formada por uma seleção dos melhores jogadores de Cabo Frio, começou a vivenciar novos horizontes com a conquista do ginásio poliesportivo e também começou a contar efetivamente com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio em 2005. Apesar das dificuldades durantes vários anos,  o projeto recebe um presente no final deste ano, quando foi acertado a parceria com o C. R. Vasco da Gama para disputar a Liga Nacional em 2006.



Evento Internacional de Futsal

Fazendo parte ainda do planejamento da divulgação do ginásio poliesportivo para o mundo esportivo e também da sugestão do PROESPA, que solicitava trazer eventos para ter um intercâmbio e aproximação de ídolos do esporte. Foi realizado em Cabo Frio um Desafio Internacional envolvendo a Seleção Brasileira de Futsal contra a Seleção da Ucrânia.






Bernardinho

Entendemos que a palestra do Bernardinho norteou algumas atitudes, no caminhar do desenvolvimento dos trabalhos voltados para o esporte de Cabo Frio, a principal foi mostrar que para alcançarmos objetivos é necessário o trabalho de equipe.
A vinda do Bernardinho foi solicitada pelo prefeito Marquinho Mendes,  intermediada pelo secretário de esportes Jose Ricardo e com interferência direta de Alfredo Gonçalves, que tinha sido eleito vereador pela primeira vez em virtude do apoio do PROESPA,  e que tinha um bom contato com o Sr. Ari Graça presidente da Confederação Brasileira de Voleibol



Campeonato Regional

Nesta competição participaram as seguintes equipes: A. A. Cabo-Friense, Tamoyo E. C., Arraial do Cabo, Progresso F. C. e River F. C. depois de disputados as fases classificatória e semifinal duas equipes se classificaram para a disputa do título, A. A. Cabo-Friense e Tamoyo E. C.
Nesta partida final a equipe da A. A. Cabo-Friense ganhou conquistando assim o título de campeão do campeonato regional de 2005.








Campeonato Adulto

Nesta competição seis equipes participaram: A. A. Cabo-Friense, Mixto F. C., Drogaria do Povo, Rosa de Saron, Tamoyo E. C. e Metodista.
Na fase semifinal tivemos o seguinte confronto A. A. Cabo-Friense x Rosa de Saron e Tamoyo E. C. x Drogaria do Povo, ao final desta fase as equipes do Tamoyo E. C. e A. A. Cabo-Friense  classificaram-se  para o jogo final.
Na fase final que foi realizada com dois jogos a equipe da A. A. Cabo-Friense venceu os dois jogos conquistando assim o título do campeonato adulto de 2005.















  
JAI’S

Pela primeira vez Cabo Frio foi sede das partidas inaugurais da região três dos Jogos Abertos do Interior e também da fase final na modalidade de futsal. A seleção feminina fez história neste ano conquistando o título de campeã regional e inclusive a vaga para a decisão do título contra a equipe de Teresópolis, porém no jogo final a equipe foi derrotada pelo placar de 3x2, apesar de ser um jogo bastante equilibrado.
Já a seleção masculina apesar de obter um bom resultado na primeira partida vencendo São Pedro da Aldeia, teve que mais uma vez enfrentar a equipe profissional do Macaé que disputava inclusive a Liga Nacional, não deu outra, apesar de nos últimos confrontos fazer jogos bem disputado e equilibrado mesmo sem ter uma estrutura adequada, fomos derrotados pelo placar de 4x3 ainda na fase regional.














Campeonato Infanto e Juvenil

Não conseguimos obter todas as informações que envolveram a participação das equipes nesta competição, sabemos que na fase semifinal classificaram-se na categoria infanto as seguintes equipes: Drogaria do Povo, River F. C., Tamoyo E. C., e Rosa de Saron. Na categoria juvenil as seguintes equipes: A. A. Cabo-Friense, Mixto F. C., Tamoyo E. C. e Rosa de Saron.
Na categoria infanto as equipes do River F. C. e Tamoyo E. C. realizaram o jogo final que foi vencido pelo River F. C. conquistando o título de campeão do campeonato municipal infanto de 2005
Na categoria juvenil tivemos no jogo final o confronto entre as equipes do Tamoyo E. C. e Mixto F. C. com a vitória a equipe do Tamoyo E. C. conquistou o título de campeão do campeonato municipal juvenil de 2005.





Campeonato de Base

As informações obtidas dizem que na fase semifinal se classificaram as seguintes equipes: Tamoyo E. C., São Cristovão F. C., São Pedro F. C., A. A. Cabo-Friense, Missão de São Pedro D’Aldeia. Depois de realizado a fase final,  ficamos conhecendo os campeões de 2005
Chupetinha: Tamoyo E. C.
Fraudinha: Tamoyo E. C.
Pré Mirim: São Cristovão F. C.
Mirim: São Pedro F. C.
Infantil: A. A. Cabo-Friense



Campeonato Máster

Nesta competição participaram as seguintes equipes: Drogaria do Povo, A. D. Cabo-Friense, Metodista, Urubu Rei, Progresso F. C., Tufão F. C., River F. C. e Mixto F. C. e Rosa de Saron, os jogos foram realizados sempre na preliminar do campeonato adulto.
Para a fase final classificaram-se as equipes da A. D. Cabo-Friense e Drogaria do Povo, foram realizados dois jogos ambos vencidos pela A. D. Cabo-Friense conquistando assim o título de campeão do campeonato máster de 2005.





Campeonato Estadual

Iniciando um trabalho diferente mais ainda não o necessário, o Cabo Frio Futsal participou do campeonato estadual deste ano, no sorteio das chaves o Cabo Frio Futsal teve como adversário o Macaé Sports (atual campeão estadual), C. R. Vasco da Gama e Casa de Espanha comandada pelo Ricardo Lucena (técnico da seleção carioca).
Ao final da participação desta fase classificatória a equipe do Cabo Frio Futsal não conseguiu passar para outra fase.








Campeonato Municipal e Copa Rio/Sampa Feminino

A cidade de Cabo Frio foi representada na Copa Rio/Sampa pela equipe da Associação Rosa de Saron, chegando inclusive na final e conquistando o vice-campeonato.
No campeonato municipal quatro equipes participaram foram elas: Metodista, Tamoyo E. C., Associação Rosa de Saron e Drogaria do Povo.
No jogo final que foi realizado entre as equipes da Associação Rosa de Saron e Tamoyo E. C., a equipe da Associação Rosa de Saron ao vencer conquistou o título de campeã do campeonato municipal feminino de 2005.





Vídeos

ASSISTA o Jogo final do Campeonato Municipal em 2005 da categoria master entre A. D. Cabo-friense x A. D. Drogaria do Povo

ASSISTA o Jogo final do Campeonato Regional em 2005 da categoria adulto, entre A. A. Cabo-friense x Arraial do Cabo



ASSISTA os Jogos do Campeonato Estadual de 2005 na categoria adulto entre Cabo Frio Futsal x Casa de España e também entrevista do saudoso prof. Ricardo Lucena

Jogo de Ida 


 Entrevista Ricardo Lucena

Jogo de volta 



Agradecimentos

Fica aqui o nosso agradecimento ao Sr. Moacir Cabral, Sr. Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, Prof. Alexandre Bandeira, Prof. João Vitor, Prof. Cabeça, Prof. Luis Otávio (Mico), Sra. Zuleica Crespo e Sra. Maria do Carmo funcionárias da biblioteca pública municipal professor Walter Nogueira, que ajudaram a viabilizar matérias e fotos do jornal “O Cabo-Friense” e por fim agradecer ao Sr. Walber Tardelli que de forma gentil,  cedeu vários DVDs do programa esportivo SUPERSPORT utilizados nesta história do futsal de Cabo Frio

Você também pode participar encaminhando fotos e histórias para esportescabofrio@gmail.com.br





0 comentários:

Postar um comentário